Uma luz segura para cabeça.

Roger Sassaki/ junho 9, 2015/ Diário/ 0 comments

image

Alguns materiais fotosensiveis como papel fotográfico e processos antigos como calotipo e placa úmida são pouco sensíveis à luz de cor vermelha e âmbar. São chamados ortocromaticos. Por esta razão, pode-se usar uma fonte de luz vermelha para iluminar a área de trabalho sem “velar” o material fotossensível. Existem

No Brasil, esse tipo de iluminação é chama luz de segurança. Eu particular sempre achei que o termo certo é “luz segura” mas enfim.

Resolvi montar essa luz segura de cabeça para me auxiliar nos processos fotográficos que venho fazendo. Deixa minhas mais livres e consigo trabalhar em situações sem iluminação adequada.

A lâmpada de cabeça é uma dessas de camping. Está eu comprei por uns R$40 na Decathlon. Você vai precisar comprar um pouco de “rubylith” ou “filme rubi” em alguma loja de serigrafia.

Eu desmontei a parte onde fica a lâmpada apenas desrosqueando. Usando a lente refletora como molde, recortei alguns círculos de rubylith.

image

Apesar dos materiais ortocromaticos serem pouco sensíveis à luz vermelha, uma luz muito intensa por muito tempo ainda pode velar o material. Assim, talvez seja necessário empilhar algumas camadas de rubylith para diminuir a intensidade da luz. Isso vai depender do material fotossensível e da distância e tempo de uso. Só testando. Papel fotográfico de gelatina de prata é bem mais sensível que os processos do século 19.

Depois é só colocar os disquinhos vermelhos entre a lente refletora e a proteção plástica, rosquear e montar tudo.

Abraços!

Roger.

image

Print Friendly, PDF & Email

4 Comments

  1. Pingback: Exposição “Ambrótipos – Prata em Vidro” | Queimando Filme

  2. Antes de mais nada desculpem por postar tanto tempo depois da minha visita, que foi logo na abertura do evento em 3 de maio. Adorei a casa, o pessoal e a forma como estão expostos os ambrotipos, câmeras antigas e principalmente a demonstração da criação de um ambrotipo. A bicicleta adaptada é simplesmente surreal. Parabéns à toda equipe!!!

    1. Obrigado pela mensagem, Chico.

      Se inscreva no newsletter pra receber a programação de fotografia. Aliás, nestes dias 18 e 19/7/15 estaremos com a bicicleta fazendo ambrotipos durante o festival de inverno de paranapiacaba.

      Abraços

      Roger

  3. Pingback: Dia Mundial da Fotografia em Placa Úmida de Colódio | Chico Lopes Foto & Arte

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

%d blogueiros gostam disto: