fotografia, processos, alternativas

Diário

Estudo fotográfico com câmeras de médio e grande formato: Jardim Botânico de São Paulo

Grupo que participou da saída fotográfica no Jardim Botânico de SP no dia 3 de fevereiro de 2024.
Grupo que participou da saída fotográfica no Jardim Botânico de SP no dia 3 de fevereiro de 2024.

No dia 3 de fevereiro de 2024, tivemos um dia inteiro de fotografias no Jardim Botânico de São Paulo. O programa faz parte do projeto que iniciamos (Roger Sassaki e Anna Silveira) de saídas fotograficas voltadas para fotógrafos de câmeras de médio e grande formato. São passeios planejados para um modo mais lento de fotografar, com tempo para pensar no melhor ponto de vista, armar o tripé, montar a câmera, carregar os porta-filmes, coisas que poucos acompanhantes topam esperar o fotógrafo fazer.

Apesar de ser uma dinâmica ideal para quem quer fotografar com filme em câmeras de médio e grande formato, também tivemos participantes que foram com câmeras digitais. Sem problemas, foram super bem vindos. Teve câmera digital de médio formato!

Começamos a atividade logo cedo ao entrar no parque as 9h. Conversamos um pouco sobre o que cada um gostaria de fazer e sobre alguns equipamentos fotográficos que trouxeram. A turma que foi: Carlos Cateb, Christiano Matsui, Leticia, Eide Feldon (acompanhada da filha Manú), Paulo Avelino e Gabriel Ricardo.

A Leticia, que acho que nunca havia fotografado com filme, alugou uma Hasselblad com filme Ilford HP5+ conosco para participar também. O pessoal foi preparado, tinha uma variedade de câmeras, de médio formato e 4×5, bem como as digitais.

O pessoal se espalhou pelo Jardim para procurar imagens no seu ritmo. A Anna e eu ficamos passando por eles para dar ajudas pontuais com o equipamento e fotometria. Todos paramos para almoçar no próprio parque para recarregar as forças e continuar fotografando até as 16h (!).

Segue alguns registros da atividade. Um apanhado de registros feitos pela Anna e por mim.

Fotografias feitas

Ainda não temos todas as fotos que o pessoal fez por lá. Algumas que eu revelei depois no meu laboratório são essas a seguir.

A Manu também teve um retrato feito pelos Carlos Cateb:

Foto de Carlos Cateb.

A seguir, algumas das fotos feitas pela Leticia em HP5+ 120 na Hasselblad. Fotos em macro feitas com anel de extensão.

O Gabriel foi com uma câmera digital e estava fotografando uma vista do lago. Eu propus fazermos uma versão em filme na câmera Linhof 4×5 já que ele nunca havia usado este tipo de equipamento. Escolhemos uma objetiva 75mm. Para ter foco desde o gramado, próximo da câmera, até as árvores ao fundo, mostrei uma “manobra” que esse tipo de câmera permite. Uma inclinação do plano da objetiva seguindo o “princípio de Sheimpflug” muda a posição do plano de foco permitindo uma maior profundidade de campo aparente.

O Paulo Avelino foi com sua câmera digital de médio formato e fez algumas imagens que ampliou em papel, utilizando o processo histórico da impressão em platina-paládio. Tem algumas imagens das cópias secando despois de processadas.

Quem quiser participar das psóximas saídas, fique atento as redes socias do Imagineiro. Ou se inscreva na newsletter clicando aqui.

Obrigado aos participantes deste ótimo dia dedicado a fotografia.

Abraços,

Roger Sassaki


Roger H. Sassaki – Fotógrafo paulistano, mestre pela ECA-USP em Poéticas Visuais. Pesquisador de processos fotográficos históricos e contemporâneos.

Fotógrafa paulistana já há quase 2 décadas, trabalhou em estúdios comerciais de produtos, moda e eventos sociais. Foi gerente da marca de câmeras fotográficas Leica no Brasil onde acompanhou fotógrafos como Mary Ellen Mark, Ralph Gibson, Pedro Martinelli, entre outros. Atualmente, ministra aulas de fotografia analógica e digital, e possui um ateliê de impressão Fine Art. [ www.annasilveira.com ]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.