Nova aventura: Placa úmida de Colódio

Roger Sassaki/ maio 3, 2013/ Diário, Placa úmida de Colódio/ 14 comments

Colódio "salgado" preparado e maturando!

Colódio “salgado” preparado e maturando!

As publicações ficaram um pouco menos freqüentes nas últimas semanas por dois motivos: Estávamos feito loucos montando e fazendo as atividades na Casa Ranzini, como curso de pinhole e o Pinhole Day.

O outro motivo é que estive investindo meu tempo em pesquisar mais uma técnica fotográfica para o menú do Imagineiro. Queremos fazer Placa úmida de colódio, esquecida por essas terras mas que vem ganhando popularidade pelo mundo.

Como o ingrediente principal, o Colódio Puro, não é mais produzido no Brasil (ou eu não achei) ele tem que ser importado. Isso o deixou mais caro que nossas possibilidades financeiras atuais. Mas encaramos o desafio de preparar o colódio do zero. O problema é produzir o “algodão solúvel” que é depois diluído em éter e alcool.

Depois de varias semanas tentando diversas receitas e variações, creio que chegamos num bom resultado. A foto acima é do algodão já diluido em éter e alcool e com os sais de Brometo de Cádmio e Iodeto de Potássio. A receita é conhecida por Old Reliable e foi formulada por John Coffer. Ela foi feita ontem e deve ficar alguns dias “maturando”. Ou seja, segurar a ansiedade e esperar até semana que vem para o grande teste. Espero que dê certo!

Assim, mais uma pesquisa fotográfica se desenrolando por aqui no Imagineiro! Esta técnica nos permitirá produzir três saídas fotográficas: Negativos de vidro, Ambrótipos e Ferrótipos.

Abraços,

Roger Sassaki

Anotações da pesquisa e várias amostras diferentes produzidas de "algodão solúvel" para se chegar ao resultado ideal.

Anotações da pesquisa e várias amostras diferentes produzidas de “algodão solúvel” para se chegar ao resultado ideal.

Print Friendly, PDF & Email

2 Comments

  1. Olá, gostaria de saber, essa formula “Old Reliable”, tem como adquirir os sais de brometo de cadmio no Brasil?
    e sua manipulação tem que ser feita em Laboratório ou pode ser feita em casa?

    1. Olá
      Eu ainda não consegui achar o brometo de cádmio no Brasil mas pode ser que alguém venda. Eu tenho importado da Bostick and Sullivan. Fica um tanto caro mas usa-se tão pouco que rende bem. O reagente é cancerígeno e em pó pode ser respirado facilmente. É importante usar uma máscara com o filtro apropriado com o VO/GA quando estiver manipulando.
      Sempre que tiver dúvidas sobre um químico, procure sua ficha de segurança na internet, os laboratórios são obrigado a publicá-los. Faça uma busca pelo nome do reagente mais FISPQ (para português) ou MSDS (para inglês).

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.