Nova aventura: Placa úmida de Colódio

Roger Sassaki/ maio 3, 2013/ Diário, Placa úmida de Colódio/ 14 comments

Colódio "salgado" preparado e maturando!

Colódio “salgado” preparado e maturando!

As publicações ficaram um pouco menos freqüentes nas últimas semanas por dois motivos: Estávamos feito loucos montando e fazendo as atividades na Casa Ranzini, como curso de pinhole e o Pinhole Day.

O outro motivo é que estive investindo meu tempo em pesquisar mais uma técnica fotográfica para o menú do Imagineiro. Queremos fazer Placa úmida de colódio, esquecida por essas terras mas que vem ganhando popularidade pelo mundo.

Como o ingrediente principal, o Colódio Puro, não é mais produzido no Brasil (ou eu não achei) ele tem que ser importado. Isso o deixou mais caro que nossas possibilidades financeiras atuais. Mas encaramos o desafio de preparar o colódio do zero. O problema é produzir o “algodão solúvel” que é depois diluído em éter e alcool.

Depois de varias semanas tentando diversas receitas e variações, creio que chegamos num bom resultado. A foto acima é do algodão já diluido em éter e alcool e com os sais de Brometo de Cádmio e Iodeto de Potássio. A receita é conhecida por Old Reliable e foi formulada por John Coffer. Ela foi feita ontem e deve ficar alguns dias “maturando”. Ou seja, segurar a ansiedade e esperar até semana que vem para o grande teste. Espero que dê certo!

Assim, mais uma pesquisa fotográfica se desenrolando por aqui no Imagineiro! Esta técnica nos permitirá produzir três saídas fotográficas: Negativos de vidro, Ambrótipos e Ferrótipos.

Abraços,

Roger Sassaki

Anotações da pesquisa e várias amostras diferentes produzidas de "algodão solúvel" para se chegar ao resultado ideal.

Anotações da pesquisa e várias amostras diferentes produzidas de “algodão solúvel” para se chegar ao resultado ideal.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

%d blogueiros gostam disto: