Fórmulas para Calótipo – Iodização

Essas duas fórmulas são para a primeira parte da preparação do papel para o Calótipo. São compatíveis com a variação de calótipo úmido ou sêco. Foram retiradas e traduzidas do livro de Alan Green, Primitive Photography: A guide to make cameras, lenses, and calotypes. As observações são do autor do livro e não minhas.

Solução de Iodização N° 1

500ml de Água Destilada a 20°C
20g de Iodeto de Potássio

Esta fórmula é bem econômica e pode ser reusada por até 3 meses. Com o tempo e o reuso, mofo se formará no fundo da garrafa. Simplesmente filtre antes de usar a solução novamente. Papel iodizado com esta solução tem uma validade de guarda de alguns meses. (Para um contraste mais alto, use 0,25 a 1 porcento de solução de amido ou soro de leite coalhado ao invés de água destilada. A adição de amido ou soro irá reduzir a validade da solução para alguns dias.)

Fonte: Adaptado de [A.] Guillot-Saguez, Méthode théorique et pratique de photographie sur papier (Paris: V. Masson, 1847), 11.

Solução de Iodização Nº 2

500ml de Água Destilada a 20ºC
20g de Iodeto de Amônia
2g de Brometo de Amônia (opcional)
25g de Mel

Calotipistas franceses do meio do século 19 afirmavam que usando Iodeto de Amônia no lugar de Iodeto de Potássio aumentava a sensibilidade do negativo, mas descobri que o oposto é verdade. Mesmo assim, esta fórmula oferece melhor reprodução de tons e sensibilidade a cor que a solução de iodização nº1. Esta solução também pode ser reusada por até 3 meses. Com o tempo, mofo se formará no fundo da garrafa. Simplesmente filtre antes de usar. Papel iodizado com Iodeto de Amônia tem validade de 1 a 3 dias, então só iodize a quantidade de folhas necessárias para a dada sessão. (Para um contraste mais alto, use 0,25 a 1 porcento de solução de amido ou soro de leite coalhado ao invés de água destilada. A adição de amido ou soro irá reduzir a validade da solução para alguns dias.)

Fonte: Adaptado de um procedimento atribuído a A[dalbert] Cuvelier; citado em Charles Chevalier, Guide du photographe (Paris: Charles Chevalier, 1854), pt. 2, 46.

Solução de Iodização nº3

500ml de Água Destilada a 20ºC
17.8g de Iodeto de Potássio
5.5g de Brometo de Potássio
2.7g de Cloreto de Sódio

Esta fórmula de iodeto de potássio é uma versão de menor contraste da solução de iodização nº1, dedicada para cenas com sombras escuras e brilhos intensos. Com o tempo, mofo se formará no fundo da garrafa. Simplesmente filtre antes de usar a solução novamente. Papel iodizado com esta solução tem uma validade de guarda de alguns meses. (Para um contraste mais alto, use 0,25 a 1 porcento de solução de amido ou soro de leite coalhado ao invés de água destilada. A adição de amido ou soro irá reduzir a validade da solução para alguns dias.)

Fonte: Adaptado de Gustave Le Gray, Traité pratique de photographie sur papier et sur verre (Paris: Germer Baillère, 1850), 4.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta