fotografia, processos, alternativas

Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga

Participe de meu projeto para a Funarte!

Negativo de Papel 10×12 cm. Belém, Pará. Por Roger Sassaki.

Olá!

Com toda a confusão que estamos vivendo, mundialmente, acabei não conseguindo falar sobre meu projeto que ganhou uma bolsa de pesquisa. Então vamos lá!

Com muita felicidade, ganhei uma das bolsas de pesquisa do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga de 2020. Meu projeto é pelo módulo 3, e se chama Introdução à produção de matrizes fotográficas do século 19: calótipo, placa úmida de colódio e placa seca de gelatina. Neste projeto, me propus a fazer um guia prático para se produzir estes três tipos de matrizes fotográficas muito comuns no século 19. São técnicas que possuem muitas variantes, um assunto infinito. Desta forma, elegi um procedimento que acredito ser o mais simples de cada processo para descrever da forma mais direta e otimizada que eu conseguir.

O objetivo é que pessoas interessadas em produzir novos exemplares destas matrizes tenham um ponto de partida para sua execução. Não são receitas inéditas, pois são técnicas publicadas desde o século 19. Mas um iniciante se perde facilmente na pesquisa de tantas fontes. Também, não existe muitas referências em língua portuguesa. Ademais, eu descreverei os procedimentos da forma que acho mais possível de serem seguidos em nosso contexto nacional.

Pra quem pode servir isso? Espero que para um espectro de pessoas: historiadores, conservadores, estudantes e artistas. Historiadores poderão entender melhor as características do processo e sua relação com a criação das imagens. Conservadores poderão entender como os objetos fotográficos são feitos, de onde surgem muitas das marcas e poderão produzir matrizes sem valor histórico para proceder testes potencialmente danosos ao objeto. Estudantes de fotografia e artistas visuais poderão ter um caminho novo para suas produções plásticas.

Negativo de vidro de colódio úmido, 20×25 cm. São Paulo. Por Roger Sassaki.

Como será o projeto

A parte principal do projeto é a produção do manual de procedimentos. Para isso, estou reunindo e revisando minhas anotações e apostilas que fiz para os cursos que ministrei em meu ateliê e no SESC SP. Tenho revisado os procedimentos para tentar simplifica-los e diminuir as margens para erros. Isso tem tomado bastante tempo! Mas está sendo ótimo. Por exemplo com os calótipos, que fazia anos que não tinha mais feito nenhum. Tem sido muito legal refazer os passos agora que entendo melhor muitas das fórmulas. Eles tem saído melhores agora que anos atrás.

Palestras online

Planejo até junho deste ano (2021), de forma online e gratuita, apresentar uma palestra sobre cada um dos processos. Nelas, contarei um pouco sobre o contexto histórico em que foram criadas, sua evolução, usos, minha abordagem e pesquisa, mostrando os exemplares que produzo em cada uma delas.

Anunciarei as datas assim que definidas. Muito provavelmente, serão transmitidas pelo YouTube. Quem estiver assistindo ao vivo, poderá fazer perguntas pelo chat.

Transmissões ao vivo de dentro do laboratório

Algumas semanas após as palestras, farei ao vivo, pela Internet, cada um dos procedimentos, para quem quiser acompanhar com mais detalhes cada passo. A transmissão será de dentro do laboratório de meu ateliê.

É importante ressaltar que são procedimentos longos, de várias horas, que devem ser feitos sem muitas interrupções. Ou seja, serão transmissões longas, de alguns dias. Para os fortes! 😉

Você tem um laboratório e pique pra acompanhar?

O que gostaria de saber é se existem pessoas pelo Brasil (ou até fora) que tenham interesse em “fazer junto” o procedimento para calótipos e para placa seca de gelatina. Você tem um espaço dedicado a processos fotográficos químicos? Tem tempo, e um tanto de recurso financeiro para investir neste estudo?

Se eu conseguir ao menos um pequeno grupo de até 6 pessoas que queiram tentar fazer o procedimento junto acompanhando de dentro de seus próprios laboratórios, eu posso transformar as transmissões dos processos de negativo de papel (calótipo) e negativo de vidro de placa seca de gelatina em aulas online. Eu ajudarei os alunos a saberem qual infraestrutura e insumos ter para fazer junto.

Importante ressaltar: será gratuito assistir às transmissões mas cada um deve adquirir com os próprios recursos o material para fazer os processos na prática.

E o negativo de vidro em colódio úmido? Sendo (tristemente) realista, será muito difícil qualquer um se equipar para fazer junto remotamente este processo, por razões que posso comentar em alguma das transmissões. Por esse motivo, este processo será apenas demonstrado ao vivo, mas estarei aberto a perguntas no dia.

Como acompanhar e participar

Como perceberam, é um projeto em desenvolvimento. Como está difícil em nosso contexto atual, saber como cada um irá conseguir participar, achei melhor tentar incluir nesse planejamento as sugestões dos possíveis interessados. Então, ficarei feliz de saber quem quer ter mais informações sobre este projeto, para assistir, fazer ou mesmo acompanhar de longe.

Os canais para acompanhar o projeto, datas de atividades e informações são:

  • Este blog mesmo! Tem uma categoria só para este assunto.
  • Instagram do imagineiro: @imagineiro.com.br
  • Facebook do Imagineiro: www.facebook.com/imagineiro
  • Canal do YouTube do Imagineiro. Aliás, se inscreva lá para eu poder ter uma URL melhor e outros recursos. (precisa ter um número mínimo de inscritos) : https://youtube.com/channel/UCFo-KmK-c-gE48Ox5VlhfLQ
  • Assinar a newsletter do Imagineiro clicando aqui.

Comente aqui nesta publicação ou pelo formulário de contato com suas dúvidas, sugestões e como poderia participar das atividades.

Espero que seja do seu interesse e contribua para suas pesquisas pessoais.

Abraços,

Roger Sassaki

Este projeto é um dos ganhadores do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga de 2020.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.