Teste de Hypo/fixador residual (Kodak HT-2)

Roger Sassaki/ outubro 12, 2012/ Analógico, Fórmulas úteis/ 0 comments

Use este procedimento para verificar se a cópia possui resíduos de fixador. Ou seja, mal lavada!

Com o tempo, restos de fixador podem se combinar com a prata e degradar a imagem.

  • Água Destilada (temperatura ambiente); 750ml
  • Ácido Acético 28%; 125ml
  • Nitrato de Prata, 7,5g
  • Água destilada para completar 1l

Instruções

Misture os três primeiros ítens e mexa para dissolver os cristais de Nitrato de Prata. Tenha que deixar descansando até 24h horas para a prata dissolver toda. Complete com o restante da água e guarde em vidro escuro, longe da luz. Coloque uma pequena quantidade em um frasco âmbar com conta-gotas.

Fazendo o teste

Em local pouco ilumidado, pingue uma gota da solução em um pedaço de papel que foi lavado junto com as cópias a serem testadas.
Após exatos 2 minutos, enxague com água corrente e inspecione imediatamente.
Qualquer mancha mais escura que uma leve coloração marrom, indica que a cópia ainda tem fixador e deve ser lavada por mais tempo.

AVISO!!
O nitrato de prata é tóxico e mancha a pele e as roupas. Identifique BEM o frasco da solução e manuseie o frasco com luvas.

Considerações

Eu ainda preciso experimentar este procedimento. Uma coisa que me incomoda é ter que fazer 1l da solução, sendo que se utiliza apenas 1 gota por teste. Acredito que com uma boa balança de precisão digital seja possível fazer 1/3 da receita e economizar uma boa quantidade de Nitrato de Prata.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

%d blogueiros gostam disto: