Fórmulas para Calótipo – Revelador de Ácido Gálico

Essas duas fórmulas são para a revelação do Calótipo Úmido. Foram retiradas e traduzidas do livro de Alan Green, Primitive Photography: A guide to make cameras, lenses, and calotypes. As fórmulas estão aqui descritas para uma referência rápida, a leitura do livro é recomendada. As observações são do autor do livro.

Atenção: Para a manipulação do revelador é necessário o uso de luvas nitrílicas.

Solução de Trabalho de Ácido Gálico

Água destilada a 30ºC 200ml
Ácido gálico 1,6 gramas

Esta solução consiste em uma solução de aproximadamente 0,8% de ácido gálico. É recomendada para papéis que serão flutuados ao invés de mergulhados durante a revelação. Use um béquer grande ou bandeja cheia de água quente para trazer um pequeno béquer com a água destilada até a temperatura. Então adicione o ácido gálico, misturando até que esteja o máximo dissolvido. Esta solução pode ser usada direta ou diluída 1:1 com água destilada para uma revelação mais lenta com meio-tons expandidos. Faça apenas solução suficiente para 1 dia pois ela oxida rapidamente. Planeje cerca de 100ml de solução de trabalho por negativo. Filtre a solução antes de usá-la.

Fonte: Adaptado de T. Frederick Hardwich, A Manual of Photographic Chemistry, 4th ed. (Londres: John Churchill, 1857), 261.

Solução de Estoque de Ácido Gálico

Álcool etílico (cereal) 95ºgl a 38ºC 75ml
Ácido gálico 20 gramas
Álcool etílico (cereal) 95ºgl a 38ºC para um volume total de 100ml

Esta solução é uma solução de estoque de 20% em álcool, que deve durar alguns meses. Despeje 75ml do álcool em um béquer pequeno, colocando este béquer em um béquer maior ou uma bandeja de água quente para levar o álcool até a temperatura. NUNCA AQUEÇA O ÁLCOOL DIRETAMENTE POIS É EXTREMAMENTE INFLAMÁVEL. Adicione o ácido gálico, misturando-o até que esteja o mais dissolvido possível. Então adicione o álcool adicional até o volume total de 100ml. Despeje a solução, incluindo qualquer ácido gálico não dissolvido, em uma garrafa marrom e está pronta para uso. Dê uma boa agitada na garrafa antes do uso. Adicione 2ml do concentrado em 98ml de água destilada para uma solução de 0,4% de ácido gálico. Adicione 4ml do concentrado em 96ml de água destilada para uma solução de 0,8% de ácido gálico. Adicione 8ml do concentrado em 92ml de água destilada para uma solução de 1,6% de ácido gálico. Filtre a solução antes do uso.

Fonte: Adaptado de um procedimento atribuído a William Crookes; citado em E. de Valicourt, Nouveau manuel complet de photographie sur métal, sur papier et sur verre (Paris: Librarie Encyclopédique de Roret, 1862), vol. 2, 56.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta