Fazendo o perfil de cor de um escâner com um cartão IT8

Roger Sassaki/ setembro 29, 2012/ Digital/ 2 comments

Recentemente eu tive que reproduzir alguns documentos e decidi que já estava na hora de investigar um pouco mais a calibração de cor do meu escâner de opacos. Ele é bem antigo, um CanonScan N1220U que tem me servido bem. Vou descrever os passos mas infelizmente é necessário comprar algumas coisas. Nada muito caro e vai valer horas de trabalho em ficar ajustando cores de cada escaneamento.

O que eu usei foi:

Target IT8
O Target IT8 (traduzo por alvo?) é um padrão de amostras de cores e cinzas. Também chamado de rampa de cores e rampa de cinza. O cartão tem que ser feito de modo super controlado. Depois suas cores são medidas uma a uma e escritas em um arquivo descritivo que é enviado junto, no caso em um CD. Existem versões do IT8 em papel, como este que usei, e também em diversos tipos de transparências de filme cromo caso esteja fazendo o perfil de filmes.

Eu comprei meu IT8 de um site alemão. Deu tudo certo e eles não são caros: www.targets.coloraid.de

Target IT8 com o CD onde vem o arquivo descritivo.



Software Vuescan
Eu desisti do software próprio do escâner a muito tempo já. Nem sei como é a versão atual. Eu uso o Vuescan que é um programa que é compatível com uma lista infinita de escâners. Ele também tem a função de criar os perfis de cores a partir de um IT8. Ou seja, você precisa de um software que tenha essa função. Devem haver outros no mercado.

Eu usei a versão 9.1.16, atual na data de publicação deste post. Você pode baixar o programa no site do desenvolvedor: www.hamrick.com

Um Macbook Pro:
O perfil de cor não deve depender do computador em que você fez o perfil. Então pode meio que ser qualquer um que seja compatível com o software que lê os cartões IT8. Também creio que seja possível você fazer um perfil de cor com algum colega que tenha esses ítens e depois você copia o perfil icc criado para dentro do seu sistema.

Qual é a idéia?

O fabricante do IT8 mediu cada cor com algum super aparelho preciso (espero) e lhe enviou junto com o IT8 um arquivo descritivo com todas as medições. Ao escanear o IT8 o software irá criar uma nova tabela com os valores medidos pelo seu escâner.

A diferença entre as duas tabelas, a dos valores do arquivo descritivo e da leitura pelo seu scanner são transformadas em seu perfil icc. Este novo arquivo é a “correção” de cor do seu scanner.

Ok, é um tanto simplificado… eu não sei a explicação completa. 😉

Fazendo o perfil

1.

Com o programa devidamente instalado, nos ajustes padrões, e escâner conectado (por favor não me perguntem como fazer isso) eu começo por “calibrar” o escâner.

Primeiro passo: calibrar o scanner

2.

Na aba Entrada, escolha a Tarefa:Perfil do escâner.

segundo passo: escolher a Tarefa: Perfil do escâner

3.

Alterne para a aba Cor, e clique na arroba @ próxima ao ítem Dados IT8 do escâner: para indicar onde está o arquivo descritivo.

terceiro passo: vá a aba COR e clique na arroba do ítem Dados It8 do escâner

Importante: Nesta hora, você deve indicar o caminho para o arquivo descritivo o fabricante do IT8. Se você adquiriu os IT8 da Coloraid, como o meu, você verá no CD algumas opções de arquivo descritivo. Segundo as explicações do Readme.txt, se seu escâner tem a tampa preta por dentro, você deve usar o arquivo R111204.txt, mas se seu escâner tem a tampa branca por dentro, meu caso, utilize o arquivo R111204W.txt que está na pasta de extras do CD.

terceiro passo ainda: escolha R111204.txt se seu escaner tem tampa escura por dentro e escolha R111204W.txt se ele tem a tampa branca por dentro.

4.

Coloque seu target IT8 no escâner, sem tocar os dedos no lado da imagem, e tente alinhá-lo o melhor possível. Clique no botão Pré-visualizar.

Ajuste a máscara pontilhada ao IT8. Se precisar realinhar a imagem, ajuste o papel no escâner e presione Pré-visualizar novamente.

quarto passo: Pré-visualizar a imagem e ajusta a máscara ao IT8

5.

Quando a máscara estiver bem ajustada ao IT8, vá ao menu superior e escolha sob Perfil a opção Perfil do escâner.

quinto passo: no menu superior, escolher sob Perfil, a opção Perfil do escâner

O processo é instantâneo já que o vuescan usa a imagem da pré-viusualização para as medições, sem precisa escanear novamente. Uma janela de êxito é mostrada informando que o arquivo scanner.icc foi criado na pasta padrão de seus escaneamentos.

6.

Para usar o perfil criado é preciso agora voltar para a aba Cor e escolher no campo Cores do escâner, a opção ICC Profile.

No campo abaixo Perfil ICC do escâner você deve clicar na @ e apontar o caminho para o arquivo scanner.icc recém criado. Se você não mexeu em nada desde a instalação, este arquivo deve estar na mesma pasta que o aplicativo vuescan.ini

sexto passo: apontar o caminho para o recém criado scanner.icc

Como eu faço
Por preferência pessoal, eu renomeei o arquivo scanner.icc para scanner-n1220u.icc. Eu também o copiei para a pasta padrão nos macs para perfis de cores. A pasta fica em Disco de sistema/Biblioteca/ColorSync/Profiles/

Se for fazer isto, lembre-se de apontar o caminho correto neste passo.

7.

Para ver se o perfil está funcionando, você deve deixar o ajuste de Balanço de cor na aba Cor em Neutro. Estes ajustes não interferem na criação do perfil.

sétimo passo: deixe o ajuste de branco em Neutro

8.

Está pronto! Mas lembre-se que para tudo isso fazer sentido, você precisa também escolher um espaço de cor de saída que faça sentido e anexá-lo ao arquivo salvo.

oitavo passo: escolha um espaço de cor que faça sentido para o que você esteja fazendo

oitavo passo: escolha um espaço de cor que faça sentido para o que você esteja fazendo

oitavo passo: lembre-se de ligar a opção <strong>Perfil JPG</strong> para que o espaço de cor escolhido seja anexado ao arquivo salvo

oitavo passo: lembre-se de ligar a opção Perfil JPG para que o espaço de cor escolhido seja anexado ao arquivo salvo

9.

Tente impressionar alguém com todo esse procedimento. Se não conseguir, você é como eu.

Abraços,

Roger Sassaki

Print Friendly, PDF & Email

6 Comments

  1. Olá! Vocês pretendem ministrar oficinas em breve?

    1. Já estamos ministrando! Tem uma este sábado dia 6/10 mas já está lotada.

      Dá uma olhada: http://www.printingday.com.br/workshops/oficina-fotografica-de-papel-salgado/

      Mas faremos outras. Tem também cursos mais longos semanais. 🙂

      Quer mais informações?

      Abs!

  2. Oi Roger, gostaria de mais informações sobre os cursos!
    abraços
    Glauco

  3. Pingback: Processos Alternativos – O Papel Salgado e sua origem. | Go Winther

  4. Pingback: Processos Alternativos – O Papel Salgado e sua origem. – Go Winther

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

%d blogueiros gostam disto: