Formulas para Colódio – Banho de Prata

Existem algumas variações para o banho de sensibilização para placa úmida de colódio. Aqui segue a fórmula que usamos em nossa primeira tentativa e que funcionou bem. Essa sessão pode ter algumas revisões com o tempo.

Esta é uma solução de nitrato de prata em concentração 9%. Você deve fazê-la em quantidade adequada para o tamanho de seu tanque e de suas placas de vidro.

Solução de Nitrato de Prata a 9% (300ml)

Água destilada (ou deionizada) 250ml
Nitrato de Prata 27 gramas
Água destilada (ou deionizada) Suficiente para completar 300ml

Dilua o nitrato de prata completamente e adicione o restante da água para completar a quantidade final.

Importante: Um banho “novo” deve ser levemente iodizado antes de seu primeiro uso. Deixe uma placa de vidro coberta com colódio salgado descansando no banho durante a noite.

Adequação para Positivos ou Negativos

Após misturada, a solução deve ter seu pH conferido. Banhos mais neutros (pH ~6) funcionam melhor para imagens negativas, banhos mais ácidos (pH ~4-5) funcionam melhor para imagens positivas (ambrotipos e ferrótipos).

Gotas de ácido nítrico ou ácido acético glacial podem ser usadas para ajustar o pH para baixo. Gotas de hidróxido de amônio podem ser usadas para elevar o pH.

Teste o pH com tiras de teste de pH.

OBS.: Nosso primeiro banho de prata ficou naturalmente com o pH ~4-5. Como nossa intenção era usar para imagens positivas, não foi preciso adicionar nada.

Densidade

Após preparado o banho de prata deve ter sua densidade medida e anotada. Esta informação será usada posteriormente quando for necessário “renovar” o banho. Um densímetro capaz de ler com precisão densidades perto de 1.070 deve ser usado. O resultado pode variar um pouco mas deve variar próximo a este valor.

OBS.: Nosso primeiro banho de prata 9% resultou em uma densidade de 1.080.

Manutenção

Eventualmente, o banho de prata terá que ser completado para voltar ao seu volume inicial. Algumas medidas de manutenção também são necessárias para ter o banho sempre em boas condições de uso.

Iremos adicionar informações a esta seção em breve.

Print Friendly, PDF & Email

One thought

  1. Parabéns pelo esforço de vocês, trabalho muito legal o que vocês fizeram!

    Sou de Manaus e estava interessado em iniciar na técnica, principalmente para desenvolver em placas de alumínio, tenho pesquisado, porém tenho dificuldade em encontrar o colódio. Li nos artigos que vocês mesmo produziram, achei, no entanto, colódio a venda em alguns sites, mas não sei dizer se serviria.

    exemplo: http://www.lojarisi.com/ceramica-780-820/decalcomanias/colodio-para-decalcomanias-250ml.html

    Sabem me dizer se seria útil?

  2. Olá Lucas,

    É difícil saber se vai funcionar pois esses fornecedores não divulgam a composição. Eu acho que não funciona, mas vale a tentativa. Você precisa achar o colódio “puro”, não pode ser nem o flexível e nem o rígido.

    Obrigado pelo interesse no nosso trabalho!

    Abraços.

  3. Caraca, curti demais o artigo… sou formado em química e fotógrafo, li um artigo sobre fotografia nessa técnica hoje.. vou ver se consigo os materiais pra poder fazer…
    Parabéns pela pesquisa de vocês.. foi de grande utilidade

  4. Roger, como vai?

    Pretendo tentar começar a praticar a fotografia em placa úmida. Estou pensando em pegar uma 4×5 num preço bom e modificar os chassis dos filmes, como vi em alguns tutoriais.

    Achei o preço dos químicos um pouco salgado; em algum dos artigos tu lista empresas forncedoras de produtos químicos?

    Obrigado por dividir essas informações
    Abs

    1. Olá José,

      De fato os químicos não são baratos. Costuma-se associar a “fotografia alternativa” com “fotografia de baixo custo” o que na maioria dos casos é falso. Placa úmida é um desses casos, um processo caro e que toma muito tempo, tornando-o difícil de acomodá-lo em sua rotina de vida.

      Tem alguns fornecedores listados em alguns artigos sim. Admito que estou tendo pouco tempo de atualizar o conteúdo do blog. Já adianto que o ingrediente principal, o “colódio” é meio chato de comprar por aqui. Você vai precisar arranjar uma licença de compra.

      Abraços!

      Roger

Deixe uma resposta