Fórmulas para Calótipo – Sensibilização

Essas duas fórmulas são para a segunda parte da preparação do papel para o Calótipo. São compatíveis com a variação de calótipo úmido ou sêco. Foram retiradas e traduzidas do livro de Alan Green, Primitive Photography: A guide to make cameras, lenses, and calotypes. As observações são do autor do livro e não minhas.

Atenção: Soluções novas devem ser “enfraquecidas” com 27 gotas de uma das soluções de iodização.

Solução de Sensibilização Nº1

275ml de Água destilada a 20ºC
22g de Nitrato de prata
44ml de Ácido acético glacial

Esta solução é feita para ser usada em combinação com a solução de iodização nº1. A grande quantidade de ácido acético garante uma sucessão gradual de valores de cinza no negativo e ajuda na preservação do branco do papel durante o processamento. Use-a para cenas de arquitetura, natureza ou paisagens que permitem tempos de exposição mais longos. Corte o nível de ácido acético na metade para obter tempos de exposição mais curtos e aumentar a densidade geral. Mude para a solução de sensibilização nº3 para um contraste menor.

Fonte: [A.] Guillot-Saguez, Méthode théorique et pratique de photographie sur papier (Paris: V. Masson, 1847), 12.

Solução de Sensibilização Nº2

300ml de Água destilada a 20ºC
28.8g de Nitrato de Prata
18ml de Ácido acético glacial

Esta solução é feita para ser usada em combinação com a solução de iodização nº2. A maior quantidade de nitrato de prata, combinada com uma pequena quantidade de ácido acético, garante pretos mais ricos, tempos de exposição mais curtos e negativos mais densos. Dobre o nível de ácido acético se os tons médios e claros parecerem muito mortos.

Fonte: Adaptado de um procedimento atribuído ao Louis-Adolphe Humbert de Molard, citado em E. de Valicourt, Nouveau manuel complet de photographie sur métal, sur papier et sur verre (Paris: Librarie Encyclopédique de Roret, 1862), vol. 2, 65.

Solução de Sensibilização Nº3

260ml de Água destilada a 20ºC
29,7g de Nitrato de prata
65ml de Ácido acético glacial

Esta solução é para ser usada em combinação com a solução de iodização nº3. Ela é similar a solução de sensibilização nº1, mas com maior concentração de nitrato de prata e ácido acético. Corte o nível de ácido acético na metade para tempos de exposição mais curtos. Mude para a solução de sensibilização nº1 para um contraste mais alto.

Fonte: Adaptado de Gustave Le Gray, Traité pratique de photographie sur papier et sur verre (Paris: Germer Baillère, 1850), 7.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta