Fazendo o verniz para ambrótipos, ferrótipos e negativos de vidro – Parte 1

Roger Sassaki/ junho 14, 2013/ Diário, Placa úmida de Colódio/ 0 comments

Hoje comecei a fazer o verniz histórico para proteger a película de colódio nas fotografias feitas como ambrótipo, ferrótipo ou negativo de vidro. O verniz é à base de Goma Sandáraca (não tenho certeza ainda se o nome em português é esse), álcool de cereal e óleo essencial de lavanda.

A receita leva alguns dias para ser feita, pois a goma demora para ser diluída no álcool. Então, por hora, só vou relatar até onde eu fui.

A receita que escolhi é do site Unblinking Eye, e é assim:

Verniz de Goma Sandáraca e Lavanda

Álcool de Cereal 95% 470ml
Goma Sandáraca 65 gramas
Óleo de Lavanda 50ml

A Goma Sandáraca foi comprada facilmente pela internet no site da Iron Fittings, muito bom e estava na ocasião, com um bom desconto. Ela tem essa cara quando você abre a embalagem:

As "gotas" de Goma Sandáraca.

As “gotas” de Goma Sandáraca.

Após eu pesar 65g de goma, eu a macerei bem até ficar com esse aspecto:

Goma Sandáraca macerada.

Goma Sandáraca macerada.

A goma macerada foi colocada neste recipiente (aliás muito recomendado para químicos) e os 470 ml de álcool de cereal foi adicionado. Pensando agora, acho que eu devia ter feito o contrário, colocado o álcool no frasco e adicionado a goma aos poucos para não empelotar tudo no fundo.

Goma, logo depois de colocado o álcool, antes de agitar.

Goma, logo depois de colocado o álcool, antes de agitar.

Depois de agitada,  a goma ainda não dilui totalmente. Muita sujeira natural é visivel.

Depois de agitada, a goma ainda não dilui totalmente. Muita sujeira natural é visivel.

Eu já previa que muita sujeira iria aparecer no líquido. São pedaços da própria planta de onde a goma foi extraída. Super natural! Agora é esperar alguns dias ela diluir no álcool, dando umas agitadas sempre que possível.

Se tudo correr bem, depois irei filtrar a solução para tirar toda a sujeira.

Por enquanto é só!

Abraços,

Roger Sassaki

Me lembra aquele papo todo do filme Jurassic Park ;)

Me lembra aquele papo todo do filme Jurassic Park 😉

Print Friendly, PDF & Email

4 Comments

  1. Boa tarde

    Alguém teria o projeto de uma camera de madeira para fotografia com colódio umedo,ou mesmo saberia onde encontro para comprar uma .

    Grato

    Herculano

    1. Olá,
      É muito raro encontrar uma câmera original do século 19, própria para colódio úmido. O mais comum é encontrar alguma câmera do início do século 20 feitas para placa secas.

      Outra opção é comprar uma camera de grande formato moderna e adaptar o chassi para receber placa úmida/seca. É uma modificação fácil e barata.

      Para comprar câmeras, o melhor é procurar no Mercado Livre ou Ebay. Pode também ficar de olho das feiras de antiguidades ou em fotógrafos mais velhos de cidades pequenas, eles costumam ter equipamentos antigos encostados.

      Abraços!

      Roger

    2. Olá,

      Veja também o Livro do Alan Greene sobre construção de cameras para calótipos, serve para colódio úmido com algumas modificações no projeto.

      Link para o livro na amazon:
      Primitive Photography: A Guide to Making Cameras, Lenses, and Calotypes

      Abraços!

  2. Esta câmera da fotografia é baseada nas construções inglesas. O que a caracteriza à principio é o encaixe do tripé. Existem muitas câmeras destas feitas na Índia. Eu tenho uma deste modelo, inglesa. Estou fazendo uma maior, deve ficar entre 24×30 e 30×40. Vou usar cerejeira na confecção. O material para o fole é que não está fácil. Deixou de ser vendido nos EUA.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

%d blogueiros gostam disto: