The evolution of photography (1890)

evolutionofphotography_Page_007

O interessante de ler um livro de história da fotografia de 1890 é que ele é bem mais profundo em relação aos seus primeiros 40 do que um livro atual que tem que embarcar 170 anos de acontecimentos.

O livro na verdade começa bem antes, nos descobrimentos científicos que levaram ao amadurecimento da fotografia. A invenção da fotografia foi na verdade um acúmulo de pequenas descobertas feitas ao longo de séculos. Nisso vem um aviso para os livros de história que você for ler, cada escritor, dependendo de sua nacionalidade vai provavelmente “puxar a sardinha” para o seu lado ou do que lhe agradar. Franceses vão defender Daguerre, ingleses vão destacar Talbot ou algum outro cientista inglês. Americanos podem defender os franceses por “birra” com os ingleses. Enfim, cada livro que você ler, vai apontar algum ponto decisivo para a invenção da fotografia.

De qualquer forma, é um livro bem interessante que traz personagens não tão conhecidos, pelo menos por mim. O autor também narra acontecimentos como uma pessoa que está vivendo os tempos narrados, falando de amigos e de conversas com os cientistas famosos. Incluí também uma “linha do tempo” das descobertas fotográficas.

Roger Sassaki

Link para download: https://archive.org/details/evolutionofphoto00werguoft

evolutionofphotography_Page_011

evolutionofphotography_Page_013

evolutionofphotography_Page_014

Print Friendly, PDF & Email

Genre: Fotografia, História da Fotografia
Subjects: século 19

Deixe uma resposta