Papel Salgado, a 1ª oficina já foi!

Varal de Fotos em Papel Salgado. (Rogério Tomazela)
Varal de Fotos em Papel Salgado. (Rogério Tomazela)

Mal inauguramos nosso pequeno e valente laboratório químico e já resolvemos dar uma oficina para 5 alunos durante o último evento do Printing Day do dia 6/10/2012, que também organizamos. Foi uma meta que eu e o Fernando Fortes nos impusemos para o projeto andar. Em um mês, finalizamos as reformas do espaço, a caixa de luz UV, contateiras e mais um monte de pequenos detalhes que insistem em aparecer do nada.

Os cinco participantes passaram o dia, até escurecer, aprendendo e fazendo suas cópias em Papel Salgado, a técnica desenvolvida por Fox Talbot por volta de 1840. A oficina começou com uma boa conversa no quintal sobre a história da técnica, suas particularidades e o procedimento que faríamos logo mais.

Foi muito legal ver que todos não só entenderam o processo como também se aventuraram a mudá-lo ao gosto, investigado diversas variáveis possíveis. Fizeram testes que nem eu e o Fernando tivemos tempo de fazer por conta. Foi muito legal! Alguns alunos levaram flores, tecidos e objetos para fazer as impressões por contato.

Como não temos um negativo em papel (calótipo) nem em vidro para fazer impressões de imagens, ensinamos na oficina como fazer negativos a partir de arquivos fotográficos digitais, impressos em jato de tinta sobre transparência plástica, como aquelas usadas antigamente nos retroprojetores. Deu tudo certo. A transparência é colocada junto com o Papel Salgado dentro da contateira que é colocada dentro de nossa caixa de luz UV. Mas também é possivel expor a imagem à luz do Sol, como faziam no séc 19. Todos os alunos testaram também essa possibilidade.

Ao final do dia, hora de lavar as cópias, guardar e já pensar na próxima oficina. O Fernando Fortes e eu também estamos oferecendo um curso mais aprofundado desta técnica, onde é possível testar mais fórmulas e possibilidades, inclusive fazer negativos em papel! Entre em contato conosco, tem toda semana e é barato.

Olha só mais algumas imagens do dia da oficina. Você pode ver todas as imagens do evento do dia na página do Printing Day no Facebook.

Abraços,

Roger Sassaki

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta